segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Todos contra dengue - Por Leonardo Pelicarto

Com aproximadamente 490 casos de dengue registrados em Juiz de Fora, o bairro Jóquei Clube I, na Zona Norte, concentra 35% dos registros da doença, segundo a assessoria da Secretária de Saúde e Saneamento Ambiental. A moradora do Jóquei I, Catarina Rocha, diz: “... Nunca tomei medidas para a prevenção da dengue em minha residência...”.
A Prefeitura Municipal, em conjunto com 11 órgãos públicos, está promovendo ações contra o mosquito aedes aegypti nos bairros que apresentam altos índices de infestação. De acordo, com a assessora da Secretária de Saúde, Ana Goulart, o que impera nos “planos de guerra” é a conscientização com panfletagem, carros de som, tele-marketing e campanha nas escolas municipais.
No combate direto, os agentes de vigilância epidemiológica estão fazendo visitas de casa em casa para combater e alertar os cidadãos para a questão. A também moradora do Jóquei I, Letícia de Oliveira, relatou que os agentes de vigilância epidemiológica estiveram em sua residência, buscando prováveis focos do mosquito e orientando-a como evitar o aedes aegypti em sua casa.
Conforme a assessoria do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), a coleta intensificada de lixo e a retirada de entulhos que possam gerar locais para a reprodução são seus principais focos.
Todas as ações de combate à dengue serão pautadas pelo LIRAa (Levantamento do Índice Rápido do Aedes Aegypti), mecanismo que indica em quais locais o combate e a prevenção serão desenvolvidos.

Leonardo Pelicarto

Nenhum comentário: